"Vai passar a procissão" Exposição de colchas


“A magia das colchas antigas de casamento e de procissão

 na tradição Pampilhosense”

 

As colchas sempre tiveram um papel importante na vida quotidiana da nossa gente, havendo grande diversidade de escolhas, para todas as ocasiões.

As colchas de casamento eram escolhidas pelas noivas com um carinho e um cuidado muito especial, pois dava-se grande valor a este detalhe. Toda a noiva tinha grande orgulho em mostrar a sua colcha de casamento que era guardada religiosamente durante anos. Estas peças passavam a ser uma herança que era transmitida de mães para filhas e fazem parte do património das famílias desta terra. Por este facto, o GEDEPA conseguiu recolher um espólio muito rico de exemplares, que hoje podemos apreciar.

Mas as colchas, para além de serem utilizadas largamente pelas nossas gentes para adornar as camas, serviam ainda noutros contextos:

As de seda vermelha, serviam também para fazer a “Corbeille” o “altar”para os noivos receberem as prendas nos casamentos.

No contexto religioso, eram utilizadas para enfeitar os andores, e o povo usava-as a enfeitar as janelas em dia de procissão. As nossas conterrâneas tinham muita vaidade em mostrar as suas mais belas colchas que colocavam nas janelas durante a procissão da padroeira, Santa Marinha.

Para gaudio da nossa gente, esta tradição manteve-se até aos nossos dias e ainda hoje podemos deleitar-nos com este uso na Pampilhosa.

Esta exposição de colchas antigas, apresenta peças de pertença do GEDEPA e de algumas famílias Pampilhosenses, que gentilmente cederam exemplares magníficos, para que todos possam deliciar-se com a profusão de cores e texturas destas peças encantadoras. O nosso bem-haja a todos os que colaboraram!


17 dezembro 2022

Categorias

Internas
Todas