Exposição "ENXOVAIS DE ANTANHO"


“Enxovais de outrora”

Os enxovais fazem parte de uma tradição que vem de tempos ancestrais e que perdurou no tempo até aos nossos dias. O costume do enxoval era uma herança transmitida de mães para filhas.

Nas famílias com algumas posses, começava a ser preparado desde muito cedo, geralmente por altura da 1ª comunhão das raparigas, dava-se início à sua preparação.

 Antigamente estes rituais eram levados muito a sério e as famílias, essencialmente mães e avós, ajudavam e orientavam as jovens na escolha dos tecidos, dos riscos que iriam ser bordados, das rendas, das linhas e dos pontos, idealizando assim o enxoval das suas filhas ou netas. Compravam-se peças de linho e algodão para fazer o enxoval de sonho, que fazia parte do dote que a filha iria levar no seu casamento.

Toda a rapariga prendada, devia saber costurar, bordar, fazer renda e pequenos reparos que seriam úteis na sua vida de casada. Muitas vezes, quem tinha posses, encomendava estes trabalhos às costureiras e bordadeiras, que semanas a fio, cosiam e bordavam os mais belos riscos para que a noiva tivesse o enxoval com que sempre sonhou.  

Era fundamental que toda a rapariga casadoira tivesse o seu baú cheio de peças mais ou menos ricas, consoante as posses da família.

Deste enxoval, faziam parte todas as peças de roupa que a noiva deveria levar para o seu lar, quando se casava ou seja: Lençóis, Travesseiros e almofadas, Toalhas de mesa e guardanapos, Toalhas de lavatório e banho, Cobertores, Colchas, e Roupas de vestir.
19 janeiro 2023

Categorias

Internas
Todas